Nosso projeto para a gestão 2018-2022 do SinproSP

Uma massa ruidosa de professoras e professores ocupou as ruas de São Paulo na Campanha Salarial de 2018 e derrotou a intenção dos donos de escola em acabar com nossos direitos:  energia contagiante que a Chapa 1 quer manter nas nossas lutas dos próximos quatro anos

Os princípios que inspiram e definem os compromissos da Chapa 1 são os mesmos que dão sustentação ao nosso plano de ação.

Queremos dar continuidade ao trabalho que o SinproSP  vem desenvolvendo na defesa e na ampliação dos nossos direitos, sem apostar em aventuras, mas também mantendo viva e firme a disposição para confrontar os interesses dos donos das escolas quando a disputa assim o exigir.

Somos um grupo de educadores comprometidos com diversas linhas pedagógicas, militantes do movimento sindical, simpatizantes de diversas correntes políticas. Queremos manter essa pluralidade. Ela é fundamental para a prática da democracia e faz parte da natureza da nossa profissão. É o caminho para que nossa voz expresse a complexidade do mundo, sem discriminações de qualquer tipo,  sejam elas ideológicas, filosóficas ou políticas.

Nosso plano de lutas está alicerçado em três estratégias:

1. Defender e ampliar os direitos das professoras e dos professores das escolas particulares de São Paulo em todos os segmentos e níveis de ensino; alargar a base de discussão das conquistas já obtidas e estabelecidas pelas Convenções Coletivas. Lutar por inovações que precisam ser introduzidas nas nossas relações de trabalho diante das inúmeras mudanças provocadas pelas novas formas gerenciais de organização da escola e de novas práticas de natureza didático-pedagógica que nos sobrecarregam. Queremos a justa remuneração pelo aumento extraordinário no volume de trabalho que se desdobra da atividade letiva.

Os integrantes da Chapa 1 acreditam que o processo de mercantilização do ensino de que a sociedade brasileira está sendo vítima exige da nossa categoria uma firme disposição de luta e de questionamento. É essa mercantilização que causa a descaracterização do nosso trabalho em consequência de reformas curriculares arbitrárias e divorciadas da qualidade do ensino, do uso irracional e anti-pedagógico das tecnologias da comunicação e da informação, da maximização dos lucros através da expansão descontrolada da EAD, do processo de oligopolização do ensino superior que agora avança sobre os demais níveis de ensino, da desprofissionalização dos professores e professoras provocada pela prática não licenciada da atividade docente.

Estão incluídas como prioridade em nossa atividade sindical a continuidade das lutas em defesa da revogação da reforma trabalhista e das normas atuais da terceirização do trabalho, a defesa da aposentadoria especial para professoras e professores, a luta intransigente contra a aprovação de uma reforma da Previdência que subtraia direitos dos trabalhadores e contra a flexibilização dos requisitos para a prática docente. Em todas essas áreas, a participação do SinproSP tem sido intensa e seu papel verdadeiramente protagonista seja na denúncia das suas formulações anti-sociais, seja na intervenção qualificada nos espaços onde essas mudanças tem sido implementadas. A Chapa 1 quer manter inalterada essa postura.

2. Continuar oferecendo à nossa categoria  instrumentos de qualificação que sejam consequentes com os dois sujeitos fundamentais que atuam no universo da escola: o professor e o aluno. Este é o cmpromisso do SinproSp, uma vez que nossa luta por melhores condições de trabalho não é apenas corporativa. Ela está diretamente relacionada com a relevância social do nosso ofício. Continuar a oferecer à nossa categoria  instrumentos de qualificação que sejam consequentes com os dois sujeitos fundamentais que atuam no universo da escola: o professor e o aluno.

As professoras e os professores categoria criam, na perspectiva coletiva que o sindicato estimula, seus próprios instrumentos de inserção nesse espaço. É com essa concepção que a Chapa 1 quer que o Sindicato continue sendo referência fundamental nos vários níveis de formação e de aperfeiçoamento da consciência crítica (e não meramente instrumental) com que trabalhamos. O princípio é o de que a Educação é uma prática emancipadora e construtora da cidadania; não é um produto que possa ser mensurado apenas pela medida do seu preço, mas do valor simbólico e imaterial que ela representa para a construção de um projeto de soberania nacional, justiça social e democracia.

Com esses objetivos, a plataforma de ação da Chapa 1 quer o SinproSP à frente das iniciativas de formação que oferece a professoras e professores: cursos, seminários, congressos, publicações que reúnam a massa crítica da nossa própria produção e que nos dá condições efetivas de intervenção no universo do nosso trabalho e não em benefício dos projetos de mercantilização para os quais as escolas imaginam poder servir-se da nossa competência profissional. 

3. Fortalecer o sindicato com base nos princípios da autonomia financeira e administrativa, responsável por garantir sua independência política . Nossa entidade é o núcleo principal da força coletiva que mobiliza; não é um aparelho burocrático nem biombo para respaldar a atuação de quaisquer grupos políticos. Sua orientação é democrática e dotada de um forte pluralismo identitário em todos os sentidos. É com base nessa convicção radical que os integrantes da Chapa 1 defendem a inserção do SinproSP nos espaços reais e virtuais de atuação de professoras e professores: na cultura, na defesa dos direitos humanos, nos projetos educacionais e pedagógicos, na proteção aos direitos conquistados, no apoio frente à pressão dos donos de escola, na presença nos movimentos nacionais e internacionais que reúnem nossa categoria, ao lado de outras entidades parceiras que somam sua força aos nossos objetivos.

São Paulo, outubro de 2018

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: